quarta-feira, 15 de junho de 2011

Em propaganda, PT vincula mortes no campo a governador tucano

O PT veiculou uma campanha de rádio e TV que relaciona casos de violência no campo ocorridos no Pará com o atual governador do Estado, Simão Jatene (PSDB).
A propaganda partidária, que foi ao ar na última sexta-feira (10), cita episódios que tiveram repercussão internacional, como o assassinato do casal de extrativistas José Claudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo da Silva, ocorrido há três semanas na zona rural de Nova Ipixuna, no sudeste paraense.
Em vídeo, extrativista morto no PA diz que vivia com 'bala na cabeça'
Líder extrativista do PA é morto; Dilma ordena investigação
Dilma ordena investigação sobre mortes no PA
Simão Jatene assumiu o Estado em 2011, após vencer nas urnas a petista Ana Júlia Carepa, que tentou sem sucesso a reeleição.
Ele era governador em 2005, quando a missionária Dorothy Stang foi assassinada em Anapu, e era secretário de Planejamento em 1996, durante o massacre de Eldorado do Carajás, no qual 19 sem-terra morreram em confronto com a polícia.
A propaganda do PT relaciona os dois episódios à recente morte do casal. Todos ocorreram na mesma região.
Na citação de cada caso, repete-se o nome de Jatene --na TV, com direito a imagens que simulam sangue escorrendo pela tela. No fim da propaganda, o locutor questiona: "Coincidência ou insegurança?".
À Folha, o presidente do Diretório Estadual do PT, José Batista, disse que não considera "coincidência". "Porque madeireiros e latifundiários truculentos sentem-se mais à vontade no governo do PSDB, por estarem ligados a pessoas do partido", afirmou.
Para Batista, as mortes são causadas pelo jeito tucano de governar, "que tem como prioridade o grande produtor".
O governo estadual diz que atribuir as mortes na zona rural a um partido específico não faz sentido. E aponta que os conflitos agrários estão ligados a questões mais complexas e que no governo Ana Júlia sequer foram abertos inquéritos em algumas mortes.
Ao longo do mandato da petista (2007-2010), o Pará teve 54 assassinatos no campo, segundo a CPT (Comissão Pastoral da Terra).

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro