sexta-feira, 10 de junho de 2011

Educação: Sisu e Prouni divulgam períodos de inscrições


O Liberal









Começa hoje o período de inscrição para o Sistema de Seleção Unificado (Sisu). No Pará, nenhuma instituição pública de ensino superior aderiu ao Sisu, mas os interessados em prestar vestibular em instituições de outros estados podem realizar suas inscrições até o dia 14 deste mês, através do site do Ministério da Educação (www.mec.gov.br). Já as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni), relativas ao segundo semestre deste ano, começam na próxima terça, dia 15, e irão até o dia 19. As inscrições também poderão ser feitas através do site do Ministério da Educação.
Em todo o País, o Sisu disponibilizará 16.573 vagas em 35 instituições públicas de ensino superior nos cursos de bacharelado, licenciatura e de tecnologia. O Sistema de Seleção Unificado pode ser prestado por candidatos que realizaram o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) em 2009. A inscrição é feita em uma única etapa, no período entre as 8h e 23h59. O estudante deve informar o número de inscrição no Enem 2009 e a senha cadastrada. A novidade é que ele tem a possibilidade de se inscrever em duas opções de curso e instituição.
O número de vagas ofertadas pelo Prouni em todo o Brasil ainda não foi definido, mas deve ser em torno de 60 mil. As inscrições ocorrerão em uma única etapa e o candidato poderá fazer opção de até três cursos e instituições. A relação dos pré-selecionados será divulgada no dia 21 deste mês. Quem for pré-selecionado deverá fazer a comprovação das informações apresentadas no período de 22 de junho a 2 de julho nas instituições de ensino. Desde 2005, quando o sistema foi implantado, quase 700 mil alunos já ingressaram no ensino superior através das bolsas do Prouni.
UFPA
O professor da Faculdade de Estatística da UFPA, Héliton Tavares, ex-diretor de avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC), informou que a Universidade optou por adotar, além do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma fase adicional organizada pela própria instituição. "Essa decisão tem uma conseqüência imediata, que é a não entrada no Sisu, pois apenas as Instituições que usarão unicamente o Enem poderão entrar no Sisu para as vagas alocadas de forma total ou para apenas parte das vagas, conforme decisão da Instituição", esclareceu. Mas a hipótese de adotar o Sistema de Seleção Unificado não foi totalmente descartada pela instituição, segundo ele. "No ano que vem será feita uma avaliação para verificar o impacto desta segunda Fase na seleção dos candidatos. É possível que no próximo ano uma parcela das vagas seja destinada à seleção pelo Sisu", declarou.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro