quarta-feira, 15 de junho de 2011

Educação no trânsito

transito_no_centro_de_mossoroCom o objetivo de conscientizar motoristas e pedestres sobre os problemas gerados pela falta de educação no trânsito, a Secretaria dos Serviços Urbanos, Trânsito e Transporte Público (Sesutra), em parceria com Gerência Executiva de Trânsito (Getran), iniciou uma campanha educativa com o tema "Pare e Pense".
Durante todo este mês serão desenvolvidas diversas ações como blitze educativas, entregas de panfletos e visitas aos pontos de táxi da cidade, a fim de conscientizar a população sobre a importância de dirigir com segurança. De acordo com o secretário titular da Sesutra, Alex Moacir, a ideia é que o projeto siga até o final deste ano.
"Agora em junho, devido ao Cidade Junina, nossas ações estão direcionadas aos pontos de táxi e ao Corredor Cultural. Como nesse período do ano cresce o número de turistas na cidade, estamos realizando um trabalho específico com os taxistas, orientando-os, fazendo a entrega de material contendo informações básicas a essas pessoas", explica Alex Moacir.
A partir de julho as ações da Sesutra serão direcionadas à educação no trânsito através de Teatro de Rua. "Este mês iremos realizar a pintura de faixas de pedestres em alguns pontos e a expectativa é que em agosto a campanha seja incrementada", destaca o titular.
A campanha "Pare e Pense" traz mensagens de alerta para a população: "Não dirija falando ao celular", "Já bebeu? Então pode parar: nada de voltar para casa dirigindo" e "Cuidado com a velocidade" são algumas das frases estampadas no material de divulgação. "Aqui na cidade nós constatamos um alto índice de pessoas dirigindo falando ao celular. Além de estar cometendo uma infração, o condutor pode causar acidentes devido a sua desatenção", alerta Alex Moacir.
A campanha é uma iniciativa do Governo Federal, executada em parceria com o município. A intenção da atitude é estimular esforços globais para conter o crescente número de acidentes no trânsito.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente cerca de 1,3 milhão de pessoas morrem em fatalidades no trânsito por ano, podendo chegar perto de 2 milhões de mortos em 2020 caso nenhuma providência seja tomada. Conforme o Ministério da Saúde,o Brasil possui uma taxa de 18,9 fatalidades por grupo de 100 mil habitantes. 
 

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro