sexta-feira, 10 de junho de 2011

Diretor da TV Globo Wolf Maia é condenado por injúria


Maya era acusado, desde 2003, de injúria com conotação racial por um técnico de iluminação de Campinas, no interior de São Paulo

Wolf Maia Wolf Maia: o diretor nega racismo e diz que queixa queima a sua imagem (Rafael Campos)
O diretor e ator da TV Globo Walfredo Campos Maya Junior, mais conhecido como Wolf Maia, foi condenado em primeira instância pela 2ª Vara Criminal de Campinas, interior de São Paulo, a cumprir dois anos e dois meses de prisão em regime aberto, pelo crime de injúria com conotação racial.

Uma queixa-crime contra Maya era movida desde 2003 por Denivaldo Pereira da Silva, técnico de iluminação. Silva acusa o diretor de tê-lo chamado de “preto fedorento” durante a produção de uma peça em 12 de agosto de 2000, em um teatro de Campinas. A decisão foi proferida no último dia 25 de maio pelo juiz Abelardo de Azevedo Silveira. O juiz substituiu a pena restritiva de liberdade pelo pagamento de indenização no valor de 20 salários mínimos (cerca de 11.000 reais), além de um período de trabalho comunitário a ser definido pela Vara de Execuções Penais da cidade.

Em 2003, após o anúncio da queixa-crime, o diretor contra-argumentou com um processo em que cobrava de Denivaldo uma indenização por danos morais no valor de 100 reais, alegando que a acusação, que Maya nega, prejudicava a sua imagem. Em maio de 2010, o juiz Gilberto Luiz Franceschini, da 6ª Vara Cível de Campinas, julgou improcedente o pedido do diretor e o condenou a pagar as custas processuais, no valor de 2.000 reais. Maya recorreu da sentença através dos seus advogados. O processo agora corre em segunda instância.

O advogado do diretor, João Carlos de Lima Junior, já recorreu da decisão. Ele vai alegar, em segunda instância, que o fato é inexistente e que por isso a condenação é incabível. Lima Junior defende que a motivação e as alegações de Denivaldo Pereira são uma vingança por críticas que o diretor fez ao seu trabalho. A TV Globo prefere não se pronunciar a respeito.
Atualmente, Wolf Maya atua no seriado Lara com Z, protagonizado pela atriz Suzana Vieira e é professor da escola de atores que leva o seu nome, sediada em São Paulo. A primeira novela que Maya dirigiu foi Ciranda de Pedra, em 1981, na TV Globo. Desde então, já atuou e dirigiu em mais de 30 novelas e seriados do canal.
Leia abaixo a sentença que condena Wolf Maya em primeira instância:
"Isto posto e pelo que mais dos autos consta, JULGO PROCEDENTE a pretensão punitiva manifestada na queixa-crime que deu início a este processo nº 674/03, e CONDENO O QUERELADO WALFREDO CAMPOS MAYA JÚNIOR também conhecido por WOLF MAIA, a cumprir 02 anos e 02 meses de reclusão, em regime aberto, e a pagar 22 dias-multa, unidade igual a 1/2 salário mínimo vigente à época dos fatos, por infração à norma do artigo 140, § 3º, do Código Penal, substituída a sanção corporal pela pena restritiva de direitos”. P.R.I.C., fazendo-se as retificações necessárias."

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro