domingo, 19 de junho de 2011

Começa megaoperação para ocupar Mangueira


r7.com
A megaoperação para ocupar o morro da Mangueira, na zona norte do Rio, começou às 6h deste domingo (19), segundo nota oficial da secretaria de Segurança Pública do Estado. O objetivo é preparar o terreno para a instalação da 18ª UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) do Rio de Janeiro. Não há informações sobre confrontos.
Helicópteros das polícias Civil e Militar sobrevoam a região. Muitos moradores acompanham toda a movimentação dos policiais pelas janelas das casas. A situação é de aparente tranquilidade. Todos os acessos estão fechados ao trânsito.
Policiais dos batalhões do Méier (3º BPM), São Cristóvão (4º BPM) e Tijuca (6º BPM) fazem um grande cerco em toda a região. Enquanto isso, homens do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), do BPChoque  (Batalhão de Choque da Polícia Militar) e Companhia de Cães começam a entrar na Mangueira.
De acordo com a secretaria de Segurança, homens do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha e da Polícia Federal também apoiam a ação. A ocupação conta ainda com o  Exército e com a Força Aérea Brasileira. No total, são mais de 750 homens das forças de segurança estadual e federal participando da operação.
São usados 14 blindados das policias Civil e Militar e dos Fuzileiros Navais, quatro helicópteros, caminhões, motos, reboques, ônibus e até ambulâncias.
Defensores públicos e policiais da Corregedoria da PM também participam da ação para atender a população em caso de queixas contra policiais. Médicos e bombeiros estão de prontidão caso seja necessário atender feridos.
O mapeamento da região foi concluído na sexta-feira (17).  Pelo planejamento da secretaria de Segurança, além da Mangueira, também serão ocupados o morro dos Telégrafos, Candelária e Tuiuti, fechando o conjunto de favelas que compreende todo o complexo da Tijuca. Com a UPP, 315 mil pessoas serão beneficiadas diretamente e cerca de 1,5 milhão indiretamente.
Alemão e Penha terão UPP até fim do ano
A Secretaria de Segurança também informou que os complexos do Alemão e da Penha, na zona norte, devem ganhar nove UPPs até o fim do ano. Conforme revelou o general Adriano Pereira Júnior, do Comando Militar do Leste, em entrevista exclusiva ao R7, os PMs dessas UPPs começarão a chegar à região no dia 31 de agosto e a pacificação deve acontecer em outubro.
Até o momento, a Secretaria de Segurança Pública já implantou 17 UPPs: Santa Marta, em Botafogo; Cidade de Deus, em Jacarepaguá; Batan, em Realengo; Chapéu Mangueira/Babilônia, no Leme; Pavão-Pavãozinho/ Cantagalo, em Copacabana/Ipanema; Ladeira dos Tabajaras/Cabritos, em Copacabana; Providência, na Zona Portuária; Fallet/Fogueteiro, em Santa Teresa; Prazeres/Escondidinho, em Santa Teresa; São Carlos/Mineira, no Estácio; Turano, no Rio Comprido; Salgueiro, Formiga, Andaraí e Borel, na Tijuca: Macacos, em Vila Isabel; e São João/Matriz, no Engenho Novo.



Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro