domingo, 5 de junho de 2011

Açai Folia: uma festa de alegrias, tristezas e prejuízos!

Folha de Cuxá


http://portalacailandia.blogspot.com
Apesar das alegrias e dos momentos de diversões promovidos pelos tres dias de Açaí folia, seu saldo negativo assusta e vem gerando polêmica a cada ano.
Os prejuízos para os cofres do município são altos sem contar com todo o aparato que envolve equipes de policiais civís, federais e militares, além do dinheiro gasto com as bandas que vieram para animar os tres dia de Açaí folia  . Os gastos são incalculáveis.


Sim, Açaí folia é uma festa de grandes alegrias, mas também de tristezas e prejuízos!
 Tal evento que teve seu início focado nas bases sociais mais carentes, a ideia era fazer uma festa onde todos pudessem participar de forma igual, e isso jamais aconteceu, o motivo, existem muitos, mas o maior deles é a ganância pelo dinheiro. Quando falamos em Açaí Folia, não associamos mais essa festa a uma comemoração, mas sim, ao faturamento  de blocos  que usam a festa  para tirarem proveito do povo de Açailândia que em muitos casos são forçados a participar por não haver nenhum atrativo por aqui. Os prejuízos trazidos por esta festa são apenas uma brecha para a desgraça social, veja a lista de alguns danos que o Açaí folia deixa, logo após o último toque das guitarras:
1 -  Adolescentes principalmente mulheres se prostituem
2 -  Jovens usam drogas
3 -  Jovens pegam AIDS
4 -  Jovens ficam grávidas e depois nem sabem de quem é o filho
5 -  Jovens voltam para casa drogados
Não bastasse isso as bandas ainda cantam musicas que são verdadeiras apologias a prostituição como por exemplo:''chupa toda'' ''chupa que é de uva' 'toma periguete'' ''quero te dar '' então ao meu ponto de vista essa festa só da lucro para quem faz parte da empresa açaí folia por que quando acaba a festa os turistas vão embora e os moradores de Açailândia é quem sofre as conseqüências.

"Sem falar que até a bebida é monopolizada, ou seja, há uma determinação da marca que deve ser consumida. Até neste aspecto a cidade toma prejuízo. Bom, isto não acontece apenas em Açailândia, no caso de cidades circunvizinha, os prejuízos são os mesmo, só se troca o nome do município, os problemas deixados por este tipo de festa fajunta são idênticos até nisso os políticos são parecidos".

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro